Alguém, em algum lugar

Em junho de 2007, meu mundo caiu com a seguinte frase: SEU EXAME DEU POSITIVO! Pronto, naquele momento perdi o chão, os sonhos, meu eu, ficou tudo no chão daquela sala do CTA Henfil no centro de São Paulo... Enquanto a assistente social falava que não era o fim do mundo e blá blá blá, eu só conseguia repetir dentro da minha cabeça: EU TENHO AIDS! EU TENHO AIDS! EU TENHO AIDS! É complicado receber uma notícia dessas aos 26 anos, com muitos sonhos pela frente, muito a fazer, a me divertir e até a aprontar... Sai sem alma do CTA, caminhando pelas ruas com o exame no bolso sem saber o que pensar, falar, ver ou até ser, eu não sabia mais como ia ser o futuro, se haveria futuro, se eu seria feliz, enfim, não sei o que se passa na cabeça de quem descobre isso, na minha, uma gigante interrogação, me sentia como Luciana Scotti, em Sem Asas ao Amanhecer (ótima dica de leitura)...Eu nunca tinho ficado doente, nem gripe forte eu tivera, sempre fui muito saudável, muito regrado, meio tonto até, não era promíscuo, uma vida sexual normal de conhecer, paquerar, transar, como qualquer cara interessante e solteiro solto aí pelo mundo, mas tinha acontecido comigo, justo comigo...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

De volta ao lar, lendo o exame sozinho...

Abri a porta de casa, o silêncio de sempre, tudo apagado, resultado de quem vive sozinho, ninguém a te esperar com um sorriso terno ou um abraço, tirei a jaqueta, joguei as chaves e fui pra cama, até então sem nenhuma emoção, sem sequer sorrir ou chorar, não conseguia pensar em nada...
Lembrei do exame no bolso da jaqueta, levantei e peguei, olhei o REAGENTE, escrito bem grande... Sentei ao lado da cama e começei a ler o exame inteiro e meus olhos leram o seguinte (transcrição do meu exame):



PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA LAPA
NÚMERO: 07/xxxxx UNIDADE: Henfil
NOME: xxxxx xxxxxx xx xxxxx PRONTUÁRIO: xxxx/07
Idade/DN: xx/xx/xx Data Entrada: 18/06/2007
SOROLOGIA PARA HIV
ETAPA DE TRIAGEM SOROLÓGICA
ELISA I - ANTI HIV 1 + 2 AXSYM ABBOTT
DENSIDADE ÓPTICA: 31.40 INTERPRETAÇÃO ELISA 1: REAGENTE
"CUT OFF": 1.0
ELISA II - VIRONOSTICA HIV UNI-FORM II PLUS O
DENSIDADE ÓPTICA > 3.0 INTERPRETAÇÃO ELISA II: REAGENTE
"CUT OFF": 0.351
ETAPA DE CONFIRMAÇÃO SOROLÓGICA
IMUNOFLUORESCENCIA INDIRETA PARA HIV-1: BIOMANGUINHOS-FIOCRUZ
RESULTADO: REAGENTE
WESTERN BLOT PARA HIV-1: CAMBRIDGE BIOTHEC
CONCLUSÃO: AMOSTRA POSITIVA PARA HIV-1
ATENÇÃO
1 Caso seja a primeira amostra com resultado positivo, considerar o resultado parcial. Somente será considerado definitio após análise da segunda amostra em até trinta dias. (Portaria MS/SVS Nº 59)
2 No caso de amostras indeterminadas recomenda-se a coleta de nova amostra após 30 dias e a repetição dos procedimentos sequenciados com o propósito de se verificar possível soroconversão recente.
3 A detecção de anticorpos anti HIV em crianças com idade inferior a 2 anos não caracteriza infecção, devido à transferência de anticorpos maternos, sendo necessária a realização de outros testes complementares para a confirmação do diagnóstico.
Assinatura do biomédico.
Li o exame inteiro três vezes, todas as letras da folhinha, os exames para sífilis e para hepatites deram negativo. Lendo, relendo, trilendo, foi me fazendo cair a ficha e no silêncio do meu quarto eu olhei pro céu e pensei na minha mãe (que havia falecido meses antes), pensei que ela estava lá encima assistindo isso, pedi proteção a ela, que ela não me abandonasse nesse momento e que cuidasse de mim, nem nessa hora eu consegui chorar, mesmo estando com a alma e coração destrossados, até hj, não derramei uma lágrima sequer em relação ao meu HIV...
Fiquei deitado na cama com o exame na mão por horas, até o sono chegar...

Nenhum comentário:

Google